domingo, 12 de junho de 2011

EL Efecto



Extraído do site deles:

Partindo da consciência de estarmos inseridos na máquina do cotidiano, fato que nos leva a gastar a maior parte de nosso tempo com superficialidades e mesquinharias, tentamos aproveitar o espaço de nossas composições para poder sintetizar tudo aquilo que para nós é de fato importante e essencial. Não se trata de fazer da arte uma válvula de escape para as frustrações de uma vida acomodada e sim de buscar, através dela, estimular a transformação da vida concreta. O conjunto de músicas que temos reflete as instigações que carregamos tanto no plano artístico quanto no político. Mais do que um equilíbrio entre esses dois planos, perseguimos uma fusão, já que existe o desejo de não abrir mão do rigor em nenhum dos aspectos.
Em relação à música, talvez uma de nossas marcas seja a mistura de estilos, bastante presente em nossas composições. No entanto, não temos nenhuma pretensão de enxergar nisso uma iniciativa nova ou inovadora, já que compositores vêm realizando experiências nesse sentido há alguns séculos. Enxergamos essa mistura como um reflexo natural do nosso gosto musical. Gostamos de rock, mas também de samba, de forró, de música “erudita”, de funk, de jazz, de rap... Enfim, gostamos de música! Nessa mesma perspectiva também nos valemos de instrumentos que, a princípio, não seriam muito utilizados em rock, como cavaquinho, trompete, flauta doce etc.
Sem negar o potencial político da música instrumental, é evidente que os ideais se revelam de forma mais direta através das letras. De maneira geral, podemos dizer que as letras falam de nossas angústias e esperanças. Se por um lado prezamos o valor literário, não tememos o termo “panfletário” que alguns podem atribuir a determinadas letras. O que buscamos é um equilíbrio entre o poético e o que se faça entender, abrindo espaço para interpretações, mas tentando defender nossos pontos de vista, sem ter medo de assumir uma posição diante do debate de idéias.

---------------------------------------------------------------------------------------------
Obs: Já conheço essa banda a algum tempo. No site tem tudo o que você precisa para ouvir e saber mais deles. Sem dúvida são umas das bandas mais interessantes que ouvi nos últimos tempos. Ainda pretendo postar algumas letras, músicas e comentarios sobre eles por aqui. Vale a pena ouvir.

1 comentários:

Danilo disse...

El Efecto é fantástico. Ouso dizer a melhor banda do Brasil.
Quer que eles toquem na sua cidade? Só arrumar um lugar pra eles dormirem e comerem!