segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Que delícia ouvir o chiado do vinil...não?

por Teo Oliver

Até agora não entendi muito bem o por que dessa volta do vinil…Tem algo de estranho nisso tudo…

Por que ter um disco de vinil que tem qualidade de audio inferior ao cd, tem maior custo de produção e por tanto sai mais caro? Por que comprar um produto pior e mais caro? (É impressionante o preço que esse discos chegam às lojas)



A volta do LP vem como uma ultima desesperada estratégia para tentar trazer de novo às mãos das grandes gravadoras o monopólio das copias e distribuição musical.

Ao contrario do cd (e logicamente do mp3), o vinil exige uma complexa estrutura para ser (re)produzido, o que dificulta o “pirateamento” e compartilhamento do produto.

Como todos sabemos, os artistas vinculados às gravadoras ganham uma porcentagem desprezível da venda dos cds, fazendo dinheiro apenas com shows, aulas, workshops, publicidade e etc.

Seguindo o raciocínio anterior, por que comprar a música do artista dessa forma? Você não esta ajudando o artista mas sim colocando dinheiro no bolso das gravadoras que selecionam e filtram a música que você pode querer ouvir.

Veja bem, não digo que não se deve pagar pela musica, digo que devemos evitar de comprar cds e produtos da “Marca Artista X”…Nós podemos comprar a música ou doar o dinheiro que você acha que o trabalho vale, direto ao artista…Por menor que seja a quantia, provavelmente será mais do que eles ganham com a venda do disco.

Nós temos que parar com essa ingenuidade de achar que a falência das grandes gravadoras tem a ver com a pirataria. Foi o modelo econômico que estas se utilizam e a falta de modernização que causou o crescente desaparecimento delas..

As gravadoras nunca prestaram um serviço de qualidade a nenhum músico, nem a seus fans…Hoje em dia com internet e varias outras novas tecnologias de produção, o músico tem todas as ferramentas para fazer tudo o que as gravadoras se propunham a fazer de uma forma muito mais barata e objetiva, trazendo vantagens e retorno muito maiores para os verdadeiramente envolvidos...

Foto: Tracks By anroir

Obs: Recomendo que se leia o texto: Vinil vs Cd: Uma Analise Objetiva

8 comentários:

Yuri disse...

Santa ignorância, o audio do vinil é trilhões de vezes superior ao do CD, só não reconhece a diferença quem é surdo.

teo.liz.oli disse...

Bom, você poderia me explicar em que medida o vinil é "trilhoes" de vezes melhor? Talvez eu realmente esteja errado, apesar de toda pesquisa e comparações que eu ja fiz. Se voce realmente tiver razão posso publicar uma errata.

Enquanto você não me responde...eu vou ir preparando um post...colocando as minhas impressões e argumentos do por que o Vinil é de fato super valorizado, idealizado, e por que não é objetivamente melhor do que o CD.

ozin disse...

Pois é amigo, realmente o som do vinil (analógico)é melhor que o do cd (digital). É que o áudio já é "originalmente" analógico, e ele é "esculpido" no vinil, com isso não há perda de conversão de digital para analógico (que é o que acontece com os cds e formatos digitais), e aquele chiado típico dos vinís é a agulha sendo "arrastada" pelas ondas do vinil, o que causa um audio de chiado, ou seja, a agulha "passeia" pelas ondas musicais... enfim, achei um site na internet que explica melhor isso do porque o vinil ter uma qualidade melhor do que o digital!
http://lazer.hsw.uol.com.br/qualidade-de-gravacao-do-vinil.htm

jonathas paulo disse...

Eu respondo pelo yuri.Vou dar exemplo de pelo menos dois albuns em que o audio do vinil é infinitamente superior: are Did you expected from vaccines- the vaccines(2011) e Pet Sounds dos Beach Boys(1966).

Até compreendo que ouvir em alta fidelidade com vinil é muito mais caro, mas dizer que o Cd é melhor tem que ser muito surdo. em 180 gramas então é gritante. é a mesma diferença entre uma lazanha congelada e uma feita na hora.

Simpatizo com a simplicidade e facilidade da música analogica, que não é ruim. Mas se reprodudo com equipamentos de qualidade o vinil é insuperavel. os outros formatos tiram muitos sons que vc sente. som do vinil é mais gordo.

Sera que havera uma errata? duvido muito. A lista de exemplo de discos que são Muito( Muito mesmo) melhor em vinil é imensa....

teo.liz.oli disse...

Ta aqui o prometido texto no qual eu analiso essa diferença do Vinil vs Cd...dêm uma olhada lá, acho que tem informações bem legais e tudo bem explicadinho do por que esse meu ponto de vista. E de um forma bem objetiva, sem "achismos" e com varias fontes.... valeu mesmo pelos comentarios!

Abraços!

teo.liz.oli disse...

Ops...falou o link:

http://www.cantodomundo.com/2012/07/vinil-vs-cd-audio-digital-uma-analise.html

Anônimo disse...

O som do Vinil só será realmente melhor que o do CD em condições ideais, o que significa gastar alguns milhares de reais em agulha, pré amplificador, uma boa pickup, etc. Acredito que a grande maioria das pessoas normais não possuam esse nível de equipamento em casa e nem pretendam possuir. Já o audio do CD requer muito menos elementos de qualidade para ser reproduzido com fidelidade.

E, no fim das contas, a qualidade do Audio ainda está presa à qualidade da masterização do release específico de um album, o que quem já fez a experiência de comparar diferentes versões de um mesmo disco sabe da diferença gritante que existe entre uma e outra. Curiosamente, eu nunca vi um defensor cego de vinís tocar nesse assunto, o que só demonstra que estão mesmo apenas repetindo o que leram por aí sem saber.

No fim, o vinil só será realmente melhor se você tiver muito tempo e dinheiro para investir nesse hobby. Se não, o melhor a fazer é procurar o melhor release em cd ou mp3 e ser feliz.

Anônimo disse...

O vinil na América e europa nunca acabou o cd foi imposto ha nós terceiro mundo e caímos igual patinhos. Tenho cd quardado comprado em 94 2004 que estragou e nem usei direito deu uma mancha que estragou a mídia. Em comparação peguei vinis da década de 60 e 70 fo meu pai que só foi lavalos e voiala tocam perfeitos pensem nisso. Povinho manipulados do terceiro mundo