domingo, 2 de outubro de 2011

Transmídia

por Teo Oliver



Reflexões/Resumo sobre o Texto A Educação na Metropole Digital Transmidiática de Mesac Roberto Silveira Jr. (http://transmidiatica.blogspot.com/2010/11/educacao-na-metropole-digital.html)


Mesac fala sobre as novas tecnologias de informação e as mudanças que elas tem causado na nossa sociedade. Existem alguns conceitos que são essenciais para entender o seu trabalho: Transmídia, Megalópole e Imigrante. Transmídia é o fenómeno do transporte de informação por múltiplas plataformas de comunicação, segundo ele, nós os usuários desses diferentes tipos de mídia somos os Imigrantes dessa Megalópole Transmídiatica, ou seja, adentramos (ou visitamos) um novo mundo (megalópole) construído e transformado individualmente e coletivamente ao mesmo tempo, temos a internet como exemplo máximo.

A partir disso, na nossa época (contemporanêa) e lugar (Megalópole Transmídiatica) a manipulação digital extravasa seu contexto tecnológico e oferece um novo modelo para o funcionamento intelectual. Assim se forma um pensamento complexo que exige novas formas de expressão, o tempo e o espaço mudam do físico para o virtual.

Nesse contexto o conhecimento, não é mais o conhecimento do livro. A diversidade de informações e a busca ativa dessas informações causa um pluralidade enfoques: incerteza, indeterminação, contradição e a propria diversidade, com isso, não se trata mais de procurar a verdade, mas sim enunciações, tornando o processo mais importante que o produto final. Passa a existir então uma transformação cooperativa e continua, tornando a ideia de autor, professor e aluno secundaria ou mesmo irrelevante.
O indivíduo se torna autor, reprodutor e usuário simultaneamente.

Vale a pena ler o texto integral e os demais no blog do Mesac, o Transmidiática:

http://transmidiatica.blogspot.com/


Obs: a Foto é um fractal, o conjunto de Mandelbrot.

Coloquei um Fractal justamente pela sua definição. Resumindo, o todo e a parte se confundem...a distancia ou proximidade não alteram imagem ou conteúdo, quer dizer, o fractal me lembra muito um hipertexto ou a internet em geral...(não sei se consegui ser claro, vou melhorar essa idéia e corrijo essa parte mais para frente.)

"Um fractal (anteriormente conhecido como curva monstro) é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente autossimilares e independem de escala." (Fonte: Wikipedia)

0 comentários: