segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Stop SOPA - Pare SOPA

por Teo Oliver

SOPA é a sigla para Stop Piracy On Line (Pare Pirataria On Line), lei que esta para ser votada nos EUA e que acaba com a liberdade de expressão e compartilhamento na internet, dando poder para as grandes corporações censurarem tudo aquilo que não as agrada.


Resumindo, funciona assim: Por exemplo, alguma Gravadora, não gostou que você postou a letra da música do seu artista favorito, ela te denuncia para o servidor e sem discussão o servidor é obrigado a, desde tirar o conteúdo denunciado até tirar o seu site inteiro do ar...depois disso é você vai poder brigar se isso esta certo ou nao, se foi justo ou não, se faz sentido ou não.

Agora imagine-se brigando na justiça contra uma ação da Universal, Warner, Sony ou qualquer uma dessas...

No dia 18 de fevereiro varios sites e até algumas grandes empresas (Google, Twitter, Facebook e etc) estão programando um apagão na internet, tirando seus sites do ar como forma de protesto, para mostrar para a população como seria caso a Lei seja aprovada, o tempo de apagão fica a criterio de cada empresa.

Recomento a leitura destes textos publicados pelos companheiros do Baixa Cultura, lá voce encontra um explicação mais detalhadas com a lista das empresas que são a favor e contra, videos, charges e etc.



Obs: Vale a pena ver esse video também, é curtinho e da uma idéia de como funciona o Protect IP:




0 comentários: