quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia do Trabalhador - 1º Maio. (May Day - General Strike)

Por Teo Oliver

"O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países."*
 Uni-vos!

Um pouco de historia:

"Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias."*
1º de Maio.
Sem Trabalho, Sem Escola, Sem Tarefas, Sem Bancos, Sem compras. 
Um dia sem o 99%. 
Tome as ruas!

Neste ano propõe-se uma manifestação mundial, seguindo um pouco os moldes do Ocuppy.
Aqui no Brasil nós emendamos o feriado, então automaticamente e meio sem querer, vamos aderir ao movimento. Mas vale a pena aproveitar o feriado para pensar sobre tudo isso ao invés de apenas curtir e continuar numa posição comoda e alienada.
É um momento importante para pensarmos sobre as nossas condições de trabalho, sobre a exploração que sofremos todos os dias, sobre a desigualdade e todos os problemas derivados desses assuntos que fazem a nossa sociedade tão injusta.

Irmãos e Irmãs, Desafiem a Maquina e a Exploração.
Eduque.Organize. Agite. Ataque!

Um lado interessante desses movimentos, é que eles mostram que as pessoas estão inquietas e dispostas a se organizar e mostrar a nossa insatisfação com o sistema.

 Talvez estejamos acordando depois de tanto tempo de sonambulismo...
Mostre a eles quem é o chefe!

Obs: May Day se torna um trocadilho devido a interpretação "Dia de Maio" ou à chamada radiotelefônica de emergência ou socorro, versão anglicizada do francês m'aider ou m'aidez, que significa "venha me ajudar". Utilizada principalmente nas navegações marítimas e aeronáuticas, faz parte do Código internacional de sinais e do Código Fonético Internacional.*


Fontes: *Wikipedia
Posters:http://strikeeverywhere.net/
Tradução: CantoDoMundo

3 comentários:

Romina disse...

8 de marzo y 1ro de mayo en nuestro pensamiento todos los días del año.
saludos!

Giovanni disse...

Fudido!! Um dos seus melhores posts!!! Sei que 1 é feriado (não vou emendar) mas vou me esforçar para não fazer nada que implique no trabalho direto de alguém!!!

Giovanni disse...

http://www.youtube.com/watch?v=A9LkAP56cJI