quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Tudo Vigiado por Máquinas de Adorável Graça - All Watched Over by Machines of Loving Grace (2011)


All watched over by machines of loving grace é um documentário produzido no ano passado por Adam Curtis em parceria com a BBC. Seu título faz referência a um poema publicado em 1967 sob o mesmo nome, cujo o autor, Richard Brautigan, falava de uma sociedade onde os homens estavam livres de trabalho e a natureza tinha alcançado seu estado de equilíbrio, tudo graças ao avanço da cibernética.

Tudo vigiado por máquinas de adorável graça” é uma densa e profunda viagem audiovisual a teorias e histórias que buscam entender/explicar/contar a cada vez mais complexa relação homem-máquina, a vigilância onipresente dos computadores e o excesso de informação a que estamos lidando diariamente.

O doc está dividido em 3 partes: “Amor e Poder“,”O uso e abuso dos conceitos vegetacionais” e  “O macaco dentro da máquina e a máquina dentro do macacos“, cada uma com cerca de uma hora de duração. **







Episódio 1.

Episódio 2.

Episódio 3.

** Textos e imagem retirados/copiados do site BaixaCultura, que por sua vez, copiaram e republicaram o texto da Aracele Torres do blog Cibermundi sobre o documentário.

0 comentários: