segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Funcão Social da ABDR? Me engana que eu gosto!

por Teo Oliver

No site da ABDR (Associação Brasileira de Direito Reprográficos) está escrito assim:


"O respeito ao direito autoral é fundamental para ampliar a cultura, a educação e a circulação do conhecimento de um país."

...será que eles não perceberam que é justamente o contrario? Como pode o Direito Autoral, que é usado como dispositivo de exclusão? ter uma função social?

Se a função do direito autoral tivesse de alguma forma uma raiz social, e fosse de fato esse o interesse da ABDR, eles mesmo ja teriam revisado e proposto novas leis, que no minimo diminuissem o tempo no qual um trabalho é protegido por esses direitos.

O direito autoral, em geral, não traz beneficio nem para o autor nem para a população. O que sim trazem é poder apenas para os intermediarios, colocando-os em uma posição priviligiada para negociar a arte e o artista da forma que entender. Assim o fazem as grandes editoras ou gravadoras que hoje em dia com a internet, perderam a razão de existir...

Essas grandes instituições não percebem que as leis de direitos autorais de forma que elas são agora, nada mais fazem do que atrasar e impedir distribuição de cultura e educação para todos. Cabe a nós valorizar o trabalho de quem quer compartilhar e trocar. 

Baixe e utilize todo o conteúdo livre que está disponível na internet!

Existem milhões de autores que fazem trabalhos interessantíssimos e que os disponibilizam na internet através de licensas livres. Aqui vão alguns textos, traduções e dicas que eu escrevi que vão te ajudar a procurar e achar conteúdo livre  que te interesse:




Vale a pena acessar:

Direito Autoral (Wikipédia): http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_autoral 

BaixaCultura: http://baixacultura.org/


0 comentários: