quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

AutoCad - Alternativas Open Source

AutoCad é um programa proprietario que permite fazer desenhos 2D e 3D.

Assim como Photoshop, Protools e outros, o Autocad é um programa padrão no mercado de trabalho, fechado e quem mexe com ele sabe, é caríssimo!

Aqui vai a tradução de uma compilação de alternativas open source ao AutoCad, feita pelo site italiano http://www.freestylepc.it/

QCad



Programa de desenho técnico disponível em código aberto (Linux) e uma versão premium paga. QCad é um programa desenvolvido pela RibbonSoft desenvolvido para o projeto em duas dimensões, muito fácil de usar.

Site oficial:
http://www.qcad.org/en/qcad-downloads-trial


LibreCad


Ótimo programa com codigo livre e aberto para desenho 2D, adequado para a aprendizagem partindo dos principios fundamentais.

Disponível para Windows, Linux e Mac OS X.

Site Oficial:
http://librecad.org/cms/home.html


BRL-CAD



Software livre e de código aberto para desenho técnico em duas dimensões e (principalmente) tridimensional. Desenvolvido em 1979 pelo laboratorio de Pesquisa Balística (BRL) do Exército dos EUA, cujas fontes foram liberadas, tornando-se um programa de código aberto em 2004.

Uma curiosidade: BRL-CAD foi desenvolvido inicialmente para verificar o comportamento de tanques em combate e é um modelador sólido do tipo Geometria Construtiva Sólida (CSG), com base em álgebra booleana. Pode ser usado para uma variedade de aplicações relacionadas com gráficos e engenharia; As bibliotecas originalmente criadas para a balística e analisa electromagnética continuam a ser desenvolvidas. Mantém a filosofia de desenvolvimento do Unix de implementação de recursos específicos de forma independente uns dos outros e reunidos apenas no momento da liberação do executável ou fonte.

BRL-CAD é basicamente uma coleção de bibliotecas, ferramentas e utilitários que trabalham juntos para criar, raytracing, consultas geométricas e manipulação de arquivos e dados.
Mais detalhes podem ser encontrados aqui: http://brlcad.org/


MeshLab





Programa italiano gratuito e de codigo aberto - cujo desenvolvimento começou em meados da década passada na Universidade de Pisa - que permite criar ou editar modelos tridimensionais que actuam sobre as malhas individuais, ou seja, os polígonos individuais, triangulares ou quadrangulares, que compõem o modelo.
Para mais informações: http://meshlab.sourceforge.net/

Blender



Programa open source (codigo aberto) de modelagem, montagem, animação, composição e renderização de imagens tridimensionais. Ele também tem recursos para o mapeamento UV, simulação de fluidos, revestimentos, de partículas e de outras simulações não-lineares e criação de aplicativos / jogos 3D. Ele está disponível para vários sistemas operacionais: Microsoft Windows, Mac OS X, Linux, FreeBSD, junto com porta extra-oficial para o BeOS, SkyOS, AmigaOS, MorphOS e Pocket PC.
Blender tem um conjunto robusto de recursos comparáveis ​​em características e complexidade a outros programas populares de modelagem 3D como o Softimage XSI, Cinema 4D, 3D Studio Max, Lightwave 3D e Maya. Entre as características do Blender, há também o uso de raytracing e roteiro (em Python).

Site oficial: http://www.blender.org/

Alias, indico a sensacional animação Sintel, que mostra bem o poder desse software:



FreeCAD



Programa com codigo aberto apropriado para o desenvolvimento de projectos do tipo tridimensional em geral.
Este software é projetado principalmente para engenharia mecânica, mas é utilizado em uma variedade de usos em outras engenharias e na arquitetura.

FreeCAD está disponível para Windows, Linux e Mac OS X.


Site Oficial: http://sourceforge.net/apps/mediawiki/free-cad/index.php?title=Main_Page

NaroCAD

NaroCAD é um programa extensivel de modelagem 3D paramétrica e é baseado em OpenCascade, um software de CAD para ajudar você com seu trabalho.
O objetivo deste projeto é desenvolver uma plataforma para real CAD 3D, com base no conceito de modelagem paramétrica de sólidos, comparável às soluções conhecidas.
Esses recursos estão interligados através das propriedades associativas do modelo e são expostos através de uma interface gráfica de usuário simples e intuitiva. O software pode ser estendido com plugins e a interface de programação.
Disponível para Linux e Windows.

Site Oficial: http://narocad.com/

Sweet Home 3D



Neste caso, não é um programa de CAD projetado no sentido clássico, mas um software livre e de código aberto que permite que você faça a decoração de um quarto ou a casa inteira. Sweet Home é um programa fácil de usar e permite que você insira diferentes tipo de mobiliário pre-existentes no programa numa planta para obter uma visualização imediata em 3D.


Fonte: http://www.freestylepc.it/?p=986

2 comentários:

thais disse...

Acabei de fazer o download do LibreCad e achei fantástico.
Ainda não pude mexer muito, mas parece ser muito didático e tem tudo!
Obrigada @Canto!

Thiago Ferreira de Aguiar disse...

Qual desses softwares é o mais indicado para fazer projetos em uma marmoraria?

Obrigado !