sábado, 14 de dezembro de 2013

Música brasileira, ou feita no Brasil...Faz diferença?

por Teo Oliver


Parece que o nome ou estilo "música brasileira", é um vetor que só aponta para o passado, não tem a ver com música feita no Brasil, mas com música feita nos mesmos moldes das músicas que foram feitas no brasil, nos anos 60 ou 70.

Por mais que a música seja feita no Brasil, se não seguir direitinho os moldes da Bossa ou MPB (Tom e Vinícius), não serve, não funciona, é outra coisa. Ser outra coisa deveria ser muito bom, mas é ruim. Novo? Diferente? é quase um pecado.
É triste ver os próprios músicos brasileiros policiando a si mesmos e aos outros para continuar fazendo sempre o mesmo, sempre o mesmo, sempre o mesmo. Onde esta o espaço para experimentação?
Eu conheço algumas bandas brasileiras que fazem musicas interessantíssimas, usando influencias não só do que incorporamos da nossa cultura Brasileira, mas do mundo inteiro. Alias, cultura Brasileira é muitas vezes é encarado como o que foi produzido em São Paulo, Rio ou Bahia...o resto, pelo visto não é Brasil.
O publico exclui, repudia tudo o que sai do padrão, a não ser que esse padrão seja ditado do que vem de fora. Muitas vezes, para o ser ouvido, alguns músicos saem do pais, são reciclados la fora e revendidos com um selinho de aprovação gringo, ai sim ele tem direito de mostrar o seu trabalho.

Por que nos temos tanto medo de rever e ampliar a nossa cultura brasileira?
Por que a música brasileira não muda? Ou será que muda?

Música brasileira, ou feita no Brasil? Faz diferença? Bom, para mim não deveria fazer…maaass...

0 comentários: